terça-feira, 27 de novembro de 2007

A Mário Cesariny





Figuras de Sopro
Mário Cesariny, 1947


sou um homem
um poeta
uma máquina de passar vidro colorido
um copo uma pedra
uma pedra
configurada
um avião que sobe levando-te nos seus braços
que atravessam agora o último glaciar da terra (...)


Mário Cesariny, Autografia, Assírio & Alvim


Poeta e artista surrealista, não é dos preferidos. Mas venero-o pela inovação, pela subversão inquebrantável perante dogmas, constante rebeldia, na arte e na vida, e pelo sentido de humor, mesmo nos momentos finais da sua vida

(...)

Acredita na imortalidade?
Não sei. Quando lá chegar, eu telefono (risos)...


Mário Cesariny, última entrevista a Vladimiro Nunes







Autografia
Miguel Gonçalves, 2004

Atlanta Filmes
https://www.rtp.pt/

"Com este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Como espaço de acção privilegiou-se o seu quarto, por ser este actualmente a base da sua criação e da sua intimidade. É aqui que resiste tudo o que não se perdeu."

Miguel Gonçalves Mendes, Verso de
Autografia, 2004






Mario Cesariny
Arte Lisboa 2006
via Triplov


(...) E para dizer-te tudo
dir-te-ei que aos meus vinte e cinco anos de existência solar estou

em franca ascensão para ti O Magnifico

na cama no espaço duma pedra em Lisboa-Os-Sustos
e que o homem-expedição de que não há notícias nos jornais
nem
lágrimas à porta das famílias
sou eu meu bem sou eu
partido de manhã encontrado perdido entre
lagos de incêndio e o teu retrato grande!

Mário Cesariny, Autografia, Pena Capital, Assírio & Alvim


Em 2005, Cesariny aceitou o Prémio Vida Literária da APE


G-S


Fragmentos Culturais

27.11.2007
Copyright © 2007-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


8 comentários:

  1. LINDISSIMO!!!!!

    Digno do homenageado e digno de quem o postou!!!!

    Parabéns e " Brigados" pela partilha!!!!
    BJKS

    ResponderEliminar
  2. Muito bem.

    Eu reconheço a minha "estupidez", foi preciso ele falecer para eu conhecer um pouco da obra.

    No entanto tenho a certeza que não sou o único, aliás muitos nem devem saber quem foi o homem.

    Talvez a imagem de Portugal no seu esplendor :

    Pergunta "Quem foi Mário Cesariny?"

    Resposta "Não tou a ver, em que clube é que ele jogava ?"

    ResponderEliminar
  3. Aguardo o dia em que nesta terra instalem o Museu do Surrealismo, conforme acordado há uns anos largos.
    Entretanto, vou dando uma mirada ao livro editado pela Fundação Cupertino de Miranda.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da homenagem. E agradeço a partilha. Não conhecia o Cesariny, pintor. Só o poeta e mesmo esse mal.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Foi uma figura provocatória,interessante, bastante polémica!

    Sensibilizada pelo teu olhar amistoso, 'Avelaneira'!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Tiago,

    Não é por estupidez, certamente, que não conhecia Mário Cesariny. Muitas vezes, movemo-nos no dia-a-dia em interesses diferentes...

    É um facto que eu tento estar o mais possível atenta a actividades e propostas culturais. É uma paixão!

    Depois, vem de mim esta ânsia de saber sempre um pouco mais!

    A literatura... está na minha formação pessoal e académica :)
    E acabo por sentir que muitas expressões de arte estão interligadas! Daí alargar o meu campo 'poético' de observação!

    Sensibilizada pelo olhar amigo e atento em 'fragmentos'!

    Nota: Essa ideia de 'Portugal no seu esplendor' é bastante verdade ;-)
    É o país 'real'!

    ResponderEliminar
  7. É verdade 'Quint'! Mas parece que já foi apresentada a maqueta para
    'Centro de Estudos do Surrealismo' em Famalicão, previsto para final de 2009...


    O meu autor 'surrelaista' é sem dúvida Alexandre O'Neill! Um espanto de argúcia, um espírito livre [por isso tão 'perseguido'], uma sensibilidade linda, um apaixonado no verdadeiro e lato sentido!

    Quanto à Fundação Cupertino de Miranda [Famalicão] tem inúmeras obras ligada ao Surrealismo publicadas!

    Fez uma Exposição Retroactiva de Mário Cesariny [2005] muito interessante!

    Este ano homenageou o autor no primeiro aniversário da sua morte.

    Sensibilizada pelo olhar atento em 'fragmentos'!

    ResponderEliminar
  8. É um prazer, Elvira!

    Efectivamente, Cesariny tem uma vasta obra plástica. Esta não tem sido muito entendida, na sua originalidade e inovação!

    Quanto a Cesariny poeta, há aspectos da sua escrita muito interssantes, mesmo!

    Sensibilizada pelo olhar amistoso em 'fragmentos'!
    Um abraço

    ResponderEliminar