quarta-feira, 1 de junho de 2022

José de Almada-Negreiros : Figura Ímpar da Cultura Portuguesa & Europeia homenageado por Google






José de Almada Negreiros 
Autorretrato

José de Almada-Negreiros teria feito dia 7 Abril, 123 anos. José Sobral de Almada-Negreiros nasceu em São Tome e Príncipe em 7 Abril 1893 e morreu em Lisboa a 15 Junho 1970.

Almada-Negreiros é uma figura ímpar no panorama cultural português e europeu do século XX. Google acaba de o celebrar com um Doodle, dia 01 Junho 2022. Doodle ilustrado pela artista Melissa Crowton.




Celebrating José de Almada Negreiros

"On this day in 1911, Almada Negreiros made his artistic debut at the age of 18 by publishing a cartoon titled “A Weighty Reason” in the 4th issue of A Sátira, a Lisbon magazine."

"The Doodle celebrates the life, works and creative legacy of José de Almada Negreiros. He was a multi-faceted artist, writer and choreographer of Futurism, and widely considered one of the most influential Portuguese and European artists of the 20th century."



José de Almada Negreiros
retrato e autocaricatura
via MaisEducativa

Essencialmente autodidacta - não frequentou qualquer escola de ensino artístico -, a sua precocidade levou-o a dedicar-se desde muito jovem ao desenho de humor. 

"He began his creative journey as a caricaturist. What started off with satirical sketches turned into a self-taught love for all things art.

At just 20 years old, Almada Negreiros hosted his first exhibition in Lisbon. A year later, in 1914, he published his first poem and, in 1915, started a progressive literary magazine called Orpheu, which promoted Portuguese Modernism."






Autorretrato em grupo
Almada Negreiros, 1925
Centro de Arte Moderna (CAM) Lisbon
Portugal Oil on Canavas 
Calouste Gulbenkian Collection

 

Foi um homem multidisciplinar nas letras e na arte. Dedicou-se de início à arte caricatural, e depois às Artes Plásticas, desenho, pintura, azulejaria. Lugar fundamental também na Literatura: romance, poesia, ensaiodramaturgia. 

Ocupa um lugar essencial na primeira geração de Modernistas Portugueses.






Almada teve aí um papel particularmente activo, com forte contribuição na dinâmica do grupo ligado à Revista Orpheu. A sua acção foi determinante para que a publicação não se restringisse à área das Letras. 





Revista Futurista, 1917

Foi, acima de tudo, um precursor da arte moderna nas suas diferentes vertentes. Vanguardista polémico, aguerrido, assumiu um papel preponderante no Futurismo em Portugal.






Painéis de Almada Negreiros
via RTP Ensina

Os icónicos painéis que incomodaram o regime, contêm a essência do “artista total” que foi Almada Negreiros, eterno transgressor e experimentador de (quase) todas as artes. A obra resultou de uma encomenda, mas tudo o que ali se vê é exclusivo da intensa paleta do pintor, das proporções harmoniosas do desenhador, do talento do cenógrafo, da narrativa poética do escritor.

RTP Ensina

"In the 1920’s, Almada Negreiros lived in Paris and Madrid, honing his craft and skills through collaboration and sometimes even isolation. When he returned to Portugal in 1932, he expanded his artistic repertoire to include stained-glass pieces, mosaic panels, theater plays, ballets, graphic designs and more."



Fernando Pessoa
Almada-Negreiros, 1954

"Se à introversão de Fernando Pessoa se deve o heroísmo da realização solitária da grande obra que hoje se reconhece, ao ativismo de Almada deve-se a vibração espetacular do «futurismo» português e doutras oportunas intervenções públicas, em que era preciso dar a cara"

Jose Augusto França, in A Arte em Portugal no Século XX, 1911-1961




Nome de Guerra, romance
Almada Negreiros, 1925
publicação 1938

Obras marcantes no campo das Letras? A Revista Futurista, o romance Nome de Guerra, e a mais polémica de todas, o Manifesto Anti-Dantas.



Manifesto Anti-Dantas 
e por extenso
Almada-Negreiros, 1915

Publicado o segundo número da Revista Orpheu, marco inicial do Modernismo em Portugal. Nele participaram nomes como Fernando PessoaMário de Sá-Carneiro, Santa-Rita Pintor e Armando Côrtes-Rodrigues. 

A ousadia  e o arrojo da produção literária e pictórica causou escândalo na burguesia conservadora lisboeta.

Um dos seus maiores opositores foi o escritor Júlio Dantas que criticou ferozmente os vanguardistas. A resposta de Almada-Negreiros foi esta, através do manifesto:

"Basta Pum Basta! Uma geração, que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi! É um coio d'indigentes d'indignos e de cegos. É uma rêsma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero. Abaixo a Geração! Morra o Dantas, Morra! Pim!"

O texto diz da ousadia deste autor poeta, pintor, caricaturista e prosador, contemporâneo de Fernando Pessoa.



K4, O quadrado Azul, novela
Almada-Negreiros, 1917

Refira-se ainda K4, O Quadrado Azul, de resposta à apreensão da Revista Futurista por conter 'Saltimbancos' considerada obscena, à época.

"Não se busque em Almada como em Álvaro de Campos, […] qualquer lógica profunda ou vontade de ser coerente na invetiva. É a poética da invetiva que de si mesmo se alimenta, mesmo quando traduz com génio um gesto ou uma atitude com raízes na realidade. É aí que o efeito provocador manifesta a sua força e ao mesmo tempo nos dá a festa modernista por excelência, essa mistura então nova e sempre surpreendente do paradoxo arbitrário, já tão próximo da futura poética surrealista do «non-sens".

Eduardo Lourenço, in Almada ou do Modernismo como provocação, 1994




Almada Negreiros
Sem título, 1940
Colecção particular em depósito no Museu Calouste Gulbenkian
 Colecção Moderna

"Almada Negreiros was awarded the Columbano Prize by the National Secretariat of Propaganda in 1942 and the Domingos Sequeira Award in 1946, as well as numerous other honors and decorations throughout his lifetime."

His works are displayed far and wide around Europe, most notably in the Calouste Gulbenkian Museum in Lisbon, the port terminals of Alcântara and Rocha do Conde de Óbidos, and in the lounge bar of the Four Seasons Hotel Ritz Lisbon.
Aconselho vivamente o documentário biográfico dedicado à figura de José de Almada-Negreiros, artista autodidacta e multidisciplinar, e à sua obra, nas artes plásticas e na literatura Almada & Tudo (RTP Arquivo, 2000).

Não vou alongar-me com informações que estão ao alcance de todos. Pretendo apenas prestar tributo a um dos maiores artistas inovadores no campo das Artes e das Letras no Portugal e Europa do século XX.

José de Almada-Negreiros a quem o Museu de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa, dedicou a exposição: Almada no Chiado, 120 Anos do Nascimento do Artista (2013).


A Sesta, 1939 (carvão sobre papel)
José de Almada Negreiros , 1893-1970
 MNAC-Museu do Chiado, inv.986

A Sesta

Pierrot escondido por entre o amarello dos gyrassois espreita em cautela o somno d'ella dormindo na sombra da tangerineira. E ella não dorme, espreita tambem de olhos descidos, mentindo o sôno, as vestes brancas do Pierrot gatinhando silencios por entre o amarelo dos gyrassois. E porque Elle se vem chegando perto, Ella mente ainda mais o sôno a mal-resonar. 

Junto d'Ella, não teve mão em si e foi descer-lhe um beijo mudo na negra meia aberta arejando o pé pequenino. Depois os joelhos redondos e lizos, e já se debruçava por sobre os joelhos, a beijar-lhe o ventre descomposto, quando Ella acordou cançada de tanto sôno fingir. (...)

Almada Negreiros, A sésta, 
in Frisos - Revista Orpheu nº1


Almada Negreiros
créditos: Assírio & Alvim

"Almada Negreiros works are displayed far and wide around Europe, most notably in the Calouste Gulbenkian Museum in Lisbon, the port terminals of Alcântara and Rocha do Conde de Óbidos, and in the lounge bar of the Four Seasons Hotel Ritz Lisbon."

G-S

08.04-2016
updated 01.06.2022

Créditos: Google/ Citações em Inglês 
Copyright © 2022-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


8 comentários:

  1. Sei que tenho andado longe...muito longe!!! Mas sempre com vontade de voltar! Vou espreitando de quando em vez, mesmo que não deixe sinal. Tanto é o movimento, a pressa da vida, as urgências e cansaços!
    Mas sei que quando aqui volto encontro tudo quanto gosto! Aquilo que também aprendi a gostar e que aqui está genuínamente partilhado!
    Obrigada"Fragmentos" pela tua insistente permanência.

    O Mestre no seu essencial. Claro, rico de informação.
    Ajuda tanto descansar nas paragens em que nos sentimos vivas!!!Obrigada!
    Tudo de BOM para ti!!!!
    MC

    ResponderEliminar
  2. Querida,

    Adorei esta postagem, não tinha conhecimento da obra literária dele,
    e só em relação às artes plasticas.
    Decorrente do Poeta Fernando Pessoa que tenho a obra completa e
    conheço e releio sempre quando a minha saudade dele bate na porta...rss
    O que li, assisti e senti (ri...) com esta postagem maravilhosa
    e generosa tua na partilha, sempre grata de passar aqui e
    colher uma leitura surpreendente e valiosa!...
    Um inspirador (de cinema...) final de semana para ti, viu?...rss
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Aprendi um pouco mais e, descobri que o meu avô materno nasceu no mesmo dia e mês (tenho que confirmar o ano).
    Tudo de bom.

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,

    Como te compreendo... eu própria me distancio de 'fragmentos', sem querer.

    O importante é voltar sempre, mesmo que tempos infinitos se possam passar. Há amizades virtuais que criei aqui que muito prezo e não quero perder. Definitivamente. Por isso, volto.

    Todos mudamos nossos ritmos de vida, vem o cansaço, outros interesses, mas o que se construiu, permanece.

    Agradeço as tuas palavras amigas e só posso sentir-me feliz por poder partilhar contigo e com os amigos que ainda encontram tempo para visitar estes 'fragmentos culturais'. Apesar de ir rareando, insisto em permanecer...

    Para ti um fraterno abraço. Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Suzete,

    Almada Negreiros foi um homem/artista de múltiplos saberes. Faz parte de um grupo restrito do Modernismo português. Grandes nomes, os nossos!

    Aprecio o seu auto-didactismo. E dou-lhe imenso valor. E como Almada tocou tantas áreas da arte e da literatura!
    É vasta a sua obra literária que vale acima de tudo pela nova corrente que imprimiu. Daí poder considerar-se que abriu caminho ao Surrealismo em português.

    Pessoa era uma outra alma, bem sabes.

    Para ser sincera, já não lembro que filme fui ver nesse fim-de-semana. Mas foi certamente algo que gostei :-)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Verdade, 'Rafeiro'. Mas olha que Manoel de Oliveira já passava dos 100 e ainda fazia coisas muito coerentes :-)

    ResponderEliminar
  7. Excelente coincidência, 'aflores' ;-) já confirmaste o ano?

    Só posso sentir-me feliz ao saber que algo levaste deste meu canto 'fragmentado' de cultura(s).

    Tudo de bom! Sempre!

    ResponderEliminar