Monday, May 11, 2015

Chegou a Festa do Cinema


A Festa do Cinema começa hoje, dia 11 Maio e prolonga-se até quarta-feira dia 13 Maio 2015.

E dei-me então conta que não escrevia sobre cinema há meses. Suponho que desde Fevereiro (2015). Todos os que me lêem e se têm mantido activos nos seus comentários que muito aprecio - afinal blogue sem comentários perde a graça - sabem que adoro cinema

É assim como uma fuga de fora para dentro, fuga do que me possa atormentar , por momentos. Digamos que é a busca do tempo de acalmia.

A música e o cinema, fora de casa, são das poucas actividades culturais que não têm sucumbido aos tempos que atravesso.

Então, já que estamos na Festa do Cinema, deixo algumas sugestões. Foram muitos os filmes que vi, desde a última vez que abordei o tema. Fico-me, no entanto, pelos mais recentes. Filmes que estão em cartaz.  







A Idade de Adaline | Adaline Age
Lee Toland Krieger, 2015 USA
http://www.imdb.com/
Uma jovem mulher, Adaline Bowman (Blake Lively), nascida na viragem do século XX, fica sempre com a mesma idade, 29 anos, após um acidente. Passa a fazer uma vida solitária para que ninguém descubra o seu segredo. Mas um encontro casual com Ellis Jones, um jovem e carismático filantropo (Michiel Huisman) reacende a sua paixão pela vida e pelo amor.



The Humbling, 2014
Barry Levinson, USA

Baseado no best-seller A Humilhação de Philip Roth. Al Pacino regressa numa fábula sobre a decadência de um actor. Brilhante desempenho. Um actor de teatro que começa a perder a sanidade mental, envolve-se com uma jovem mulher sexualmente confusa. 



The Second Best Exotic Marigold Hotel
John Madden, 2015 USA

Sonny sonha  expandir o seu hotel, o que lhe está a ocupar demasiado tempo, tendo em conta que está prestes a casar com o amor da sua vida, Sunaina. Sonny pretende adquirir uma promissora propriedade, agora que a sua primeira aventura, o exótico Hotel Marigold para turistas 'gold age' é um sucesso. No momento em que dois novos hóspedes chegamGuy (Richard Geree Lavinia existe apenas um quarto disponível.




The Avengers, 2012
Joss Whedon, USA
http://www.imdb.com/

The Avengers, Os Vingadores, todo o universo Marvel, num único filme. Uma fantástica aventura com efeitos especiais surpreendentes, (o que fazem as tecnologias), uma viagem quase alucinante aos heróis mais poderosos. Todos têm que aprender a lutar em equipa, e não individualmente, se quiserem vencer Loki, o malvado, e seu exército alienígena que tentam escravizar a humanidade. Novos actores para o próximo filme?



Boychoir, 2014
François Girard, USA
http://www.imdb.com/

Stet, um problemático adolescente de 11 anos, vive numa pequena cidade do Texas. Eis que perde a mãe, solteira num acidente de automóvel. É então encaminhado pelo pai para uma escola de música, pai que acaba de conhecer. 

Completamente fora do seu elemento, mas com muito talento musical, começa um percurso inicialmente complexo, até o exigente maestro do Coro (Dustin Hoffmanreconhecer nele um talento único. A partir daí, o maestro despertar a alma criativa, revelada pela música.

Banda sonora linda, música coral de muita qualidade, e claro, mais uma brilhante interpretação de Dustin Hoffman (bem vindo).



Suite Française, 2014
Saul Dibb, UK




Suite Francesa (Suite Française) de Saul Dibb, 2014 é um filme baseado no best-seller de Irène Nemirovsky, escritora judia que morreu em Auschwitz, 1942.

França, 1940. Nos primeiros dias de ocupação alemã, Lucile Angellier (Michelle Williams) apaixona-se por Bruno (Matthias Schoenaerts),um soldado alemão, recentemente chegado à sua vila. O regimento de soldados alemães fixam residência nas casas dos habitantes.



EDEN, France 
Mia Hansen-Løve, 2014
http://www.imdb.com/

Na década de 90, Paul dá os primeiros passos na cena nocturna de Paris. Apaixonado por música, cria com seu melhor amigo, a dupla de DJ 'Cheers' e inventam a French Houseestilo de música electrónica francesa, com muito sucesso nos anos 90. 

Diz-se que Eden é um registo biofráfico dos Duft Punk, uma banda muito premiada e que gosto muito de ouvir.



A Little Chaos, 2014
Alain Richman (UK)
Dois paisagistas talentosos envolvem-se numa relação amorosa, enquanto desenham e recriam os jardins do palácio de Versailhes, na corte de Louis XIV.




The Rewrite, 2014
Argumento de Amor, UK
Marc Lawrence

The Rewrite (Argumento de Amor) de Marc Lawrence, 2014, traz de volta dois excelentes actores de comédia, Hugh Grant (no seu registo carismático) e Marisa Tomei, (deliciosa, como sempre).

Um escritor premiado com um Globo de Oiro, em queda, é obrigado a deixar Hollywood e ir leccionar numa universidade da costa leste, a cadeira de Escrita Criativa. Apaixona-se por uma aluna e bibliotecária, divorciada e mãe, com duplo emprego para pagar os estudos.




Boychoir, 


O meu favorito ? O belíssimo Boychoir para quem gosta de música erudita, e ouvir um coro infantil é um bálsamo suave para a alma, para além da história de vida de tantos jovens, em circunstâncias similiares.

Os que me encantaram, num olhar de maior leveza? The Rewrite, dois fabulosos actores, numa comédia saudável, e bem divertida, The Second Best Marigold Hotel. Adoro tudo que se prende com a Índia, sua civilização e ritos tradicionais. Uma pléiade de actores 'gold' de Hollywood, e agora o charmoso Richard Gere, activista budista desde muito novo. Um filme que dá alegria de viver.

The Humbling para os que gostam de literatura, entre os quais me situo, Philip Roth, teatro, Shakespeare (interpretação fabulosa de Al Pacino).

Filmes que ainda não vi, mas que não quero perder : Adaline Age, Nos Jardins do Rei (A Little Chaos) , Suite Française, e ainda Eden.

“It's funny how the colors of the real world only seem really real when you watch them on a screen.” 

Anthony Burgess
A Clockwork Orange


G-S

Fragmentos Culturais

11.05.2015
Copyright © 2015-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

2 comments:

heretico said...

um prazer ler-te.
e aprender. contigo...

beijo

G- Souto said...

Eu adoro cinema, tu sabes :-)

beijo 'Herético'